quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Globo apaga marcas em reportagens

Juliana Rissatto
André Martins
Tatiane Ferreira
Lívia Tadioto


Segundo informação dada pela UOL, a Globo decidiu banir logotipos ou marcas de qualquer produto ou empresa em reportagens. A marca é apagada com um recurso gráfico aplicado em vídeo. Há uns dias, um hotel de Ipanema no Rio de Janeiro, foi “alvo” dessa decisão (o nome do hotel foi apagado), em uma reportagem do Jornal Hoje. Este tipo de atitude tem causado polêmica entre especialistas em comunicação.

Os donos de estabelecimentos não vêem com bons olhos, pois perdem a chance de tirar uma “casquinha” da reportagem e ver a marca veiculada indiretamente na tela da emissora, ainda que de relance. Há quem diga que a emissora tem tentado também não exibir o logotipo de empresas do Sílvio Santos, que aparecem na camisa do Corinthians.

No entanto, há um questionamento a ser feito, pois ao apagar algo real e presente, a emissora não estaria apagando ou alterando a realidade de um fato?

Para o jornalista Roberto Mancuzo, “altera, pois o referente atesta a realidade, então se eu mexo no referente, no original, eu começo a trabalhar com a ficção e, conseqüentemente, a imagem deixa de ser autêntica”, diz. Ele ainda acrescentou que se uma emissora é capaz de modificar aquilo que o telespectador vê, imagina o que não é visto e o que está por trás.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Everton de Souza - Agência Facopp Júnior

TOPO