quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DENTISTA ALERTA PARA CUIDADOS NA ESCOVAÇÃO INFANTIL

Foto: Mayne Santos

David Santos
Luiz Dalle
Mayne Santos
Tchiago Inague

Nem todas as pessoas sabem da importância da escovação dos dentes na infância. Segundo a dentista Celly Amaral, os cuidados podem se iniciar pela mãe, enquanto a criança ainda está na barriga. Se a mãe zela por uma saúde bucal, o bebê nasce com uma mínima probabilidade de ter doenças como cáries e doenças na gengiva. A partir do primeiro dente, a criança já deve tomar os cuidados e ter uma escovação adequada. Existem até escovas próprias para esta fase da vida.

As principais doenças, como as cáries e os problemas nas gengivas, podem ser evitadas com simples cuidados e atenção dos pais. Através da escovação bem feita, dieta alimentar - que restringe doces, corantes e alimentos pegajosos - e o uso racional do flúor. Desta forma, a criança cresce com os dentes saudáveis. Amaral diz que os pais devem estar atentos no momento da escovação, para que a criança não engula o creme dental, o que geralmente acontece quando a pasta tem sabores atrativos e corantes que chamam a atenção. Além disso, a última escovação deve ser sempre feita pelos pais, já que a criança não tem coordenação motora suficiente para isso.

Amaral alerta que é essencial os pais não apenas exigirem que seus filhos escovem os dentes, mas deem exemplo, escovando perto deles, para que vejam e se acostumem. Outro cuidado importante é adequar a alimentação das crianças. Um exemplo é na hora do lanche na escola. Em vez de mandar uma bolacha recheada, os pais podem mandar uma maçã, que é um alimento adstringente, e ao mesmo tempo em que alimenta, limpa os dentes da criança.

Leia Mais >>

AVENTUREIROS CONHECEM O MUNDO DE BICICLETA

Foto: Cedida por Ademir Alves Júnior

Amanda Santana
Bia Esper
Jéssica Ishibashi
Valmir Custódio

Conhecer novos lugares, encontrar a natureza em cores, formas, cheiros e sons diferentes. Entrar em contato com pessoas, crenças e culturas e superar os próprios limites. Estes são os objetivos do cicloturismo, uma modalidade do ciclismo onde o meio de transporte para viagens é a bicicleta. Maneira econômica, ecológica e muito mais saudável de se fazer turismo.

Ademir Alves Junior é cicloturista há 10 anos. Já viajou para muitas cidades brasileiras como Parati e Florianópolis, além de ir para a Argentina. Cada viagem é uma recordação onde “todos os lugares acabam se tornando marcantes, porque com a bicicleta se fica muito perto das pessoas, e quando se viaja, a bicicleta se torna a própria casa”, diz Ademir. Ainda segundo ele, a aproximação com novas pessoas e culturas diferentes se torna uma experiência única. “Você pára para tomar água, para comer, para dormir e acaba se tornando uma atração”.

Antes de praticar qualquer atividade física são necessários alguns cuidados. O profissional de educação física Renato Galli orienta consultar um médico e verificar as condições físicas para prevenir alguns problemas mais sérios como: complicações cardíacas e até problemas na coluna. Durante a prática, ele recomenda o acompanhamento de um profissional da área. Também ressalta que se as recomendações forem seguidas, o esporte só traz benefícios como a “melhora da saúde, diminuição do estresse, melhora do condicionamento físico e aumento no ciclo de amizades”.

Não é necessário ser experiente para praticar o cicloturismo. É preciso fazer um roteiro de viagem, um planejamento, ter uma bicicleta em perfeito estado e usar os equipamentos de segurança. Além, é claro, de uma preparação física, psicológica e financeira para a manutenção da bicicleta e gastos normais com alimentação.

Leia Mais >>

ALUNOS DA FACOPP MOSTRAM SEUS TALENTOS

Foto: Jorge Flash

André Martins
Juliana Rissatto
Lívia Tadioto
Tatiane Ferreira

Na Facopp (Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente) é muito comum encontrar estudantes que estejam envolvidos, direta ou indiretamente, com algum tipo de arte. Segundo o site “Arte-Educação”, a arte é um importante trabalho educativo, pois encaminha a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo.

O jovem Guilherme Yuji Muramatso, atualmente no 6º termo de Publicidade e Propaganda, se dedica quase que inteiramente à banda “ Sapato Baixo” fora do horário de aula. Ele sabe tocar violão, gaita, percussão, mas afirma que a grande paixão é a bateria. "Toco bateria por prazer há seis anos e hoje ainda ganho dinheiro com a música”, revela. O baterista garante que escolheu cursar Comunicação por influência da arte praticada no dia-a-dia e como atualmente a banda é uma microempresa, ele consegue aplicar o que aprende em sala de aula no próprio ofício. "É ideal relacionar de alguma forma publicidade com a minha arte”,diz o músico.

Já Dárcio Gusman, estudante do 3º ano de Publicidade e Propaganda, pratica a arte de fotografar. Ele trabalha para uma agência de modelos de Presidente Prudente há dois anos, e desde então desenvolveu este gosto. Mas, não é só no trabalho que ele se dedica às imagens, fora do expediente ele costuma fotografar tudo o que considera interessante e inusitado. "Eu amo fotografar, isso para mim não é nem de longe uma obrigação”. Ele garante que mesmo depois da fotografia pronta, ainda aplica algumas técnicas específicas para que a mesma tenha uma bom resultado final. “Eu sempre crio em cima da fotografia tirada”, explica o fotógrafo.

Leia Mais >>
<<

  ©Template by Everton de Souza - Agência Facopp Júnior

TOPO