quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ESPECIALISTA GARANTE QUE GÊNEROS MASCULINO E FEMININO SÃO DIFERENTES DE IDENTIDADE SEXUAL

André Martins
Juliana Rissatto
Lívia Tadioto
Tatiane Ferreira


No dias de hoje o tema educação sexual é abordado com uma ótica diferente por alguns estudiosos. Segundo o professor Vagner Matias do Prado, que é mestrando em Educação pela Unesp de Presidente Prudente e membro do Nudise (Núcleo de Diversidade Sexual na Educação) da universidade, este é um tema que aborda problemas e são conceitos que estão presentes no dia-a-dia da sociedade.

Para Vagner cabe ao estado tratar sobre essa questão de forma mais ampla e não promover campanhas relacionadas ao sexo com um viés enquadrando apenas o combate a doenças e riscos de gravidez. “Deve-se tratar a sexualidade pelo modo construtivo, subjetivo, com contextos e formações sexuais”, diz o especialista. Ele ainda acrescenta que é necessário que as pessoas entendam que os gêneros masculino e feminino são muito diferentes da identidade sexual. “Quem é que disse que a menina tem que usar roupas rosas e o menino azul?”, indaga o mestrando. Vagner ressalta que o pênis e a vagina são apena fatores biológicos, não define a sexualidade do ser humano.

A bancária Magdalena Silgueiro, que tem dois filhos, um menino e uma menina, ambos adolescentes, acredita que esse novo foco para a educação sexual é inovador e essencial para que as pessoas entendam melhor essa questão de gêneros e identidade sexual. “Dessa maneira as crianças cresceriam sem preconceito e não definiriam a sexualidade por uma imposição social”, opina.

Leia Mais >>

PACIENTES ESCREVEM DIÁRIO DO SONO

Amanda Santana
Beatriz Esper
Jéssica Ishibashi
Valmir Custódio


Insônia, muitas pessoas sofrem com essa doença. A baixa qualidade do sono é causada por vários motivos, entre eles o estresse. As pessoas mais atingidas são idosos, mulheres e pessoas com históricos de depressão.

Fabiana de Jesus Xavier convive com a doença desde a infância. Segundo ela, ”no período da TPM, a insônia ocorre com mais frequência e durante o dia sinto muito sono e cansaço”. Ela já procurou orientações médicas, mas por não conseguir manter o tratamento corretamente, ainda sofre com o problema.

O psiquiatra Manoel de Oliveira relata que “os pacientes com insônia, são avaliados com ajuda do histórico médico e o histórico do sono”. Os pacientes escrevem em um diário como são as suas noites. Com essas informações é feita uma análise da quantidade e a qualidade do sono. Oliveira ainda alerta para que as pessoas não tomem remédio sem orientação médica.

Para quem tem insônia um dos tratamentos é a terapia do relaxamento, onde as técnicas aplicadas podem ser específicas e efetivas que reduzem ou eliminam a tensão corporal. O resultado é uma noite de sono com qualidade.

Leia Mais >>

CINEMA NACIONAL CONQUISTA ESPAÇO DE GRANDES FILMES DE HOLLYWOOD

David Santos
Luis Dalle
Mayne Santos
Tchiago Inague


O ano de 2009 está marcado para o cinema brasileiro como o grande ano da nova retomada. Nunca o cinema foi tão visto dentro de território nacional. Há pouco mais de dez anos, o cinema “brazuca” começou a ser visto com cuidado nos principais pólos cinematográficos do mundo e lembrado nas maiores premiações após filmes como: “O Que é Isso Companheiro”, passando pelo emotivo “Central do Brasil” e tendo seu ápice em “Cidade de Deus”, de Fernando Meireles.

Em abril, o filme “Divã”, estrelado por Lilia Cabral, desbancou a quarta continuação da franquia americana “Velozes Furiosos”, com quase dois milhões de telespectadores. O mesmo ocorreu com a comédia romântica “A Mulher Invisível”, com Selton Melo e Luana Piovani como protagonistas. Segundo a produtora Warner Bros, o filme bateu o recorde de lucro nas bilheteiras de longas nacionais produzidos pela empresa. Foram cerca de R$ 18 milhões arrecadados. Igualmente surpreendente, “Se Eu Fosse Você 2”, se tornou o segundo filme brasileiro mais visto de todos os tempos com mais de R$ 44 milhões nas bilheterias, atrás somente do clássico “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de 1976.

Para a analista de sistema Amandia Sá, que não perde um grande lançamento, o cinema nacional está “mais eclético e interessante, uma vez que está deixando de retratar tão a fundo a violência cotidiana”. Segundo Juliana Rocha, gerente de um dos cinemas de Presidente Prudente, nunca o cinema nacional foi tão visto na cidade. “As pessoas estão comparecendo e, ainda melhor, estão gostando dos filmes nacionais. As produções estão impecáveis”. Ela ainda aponta um dado interessante: pela primeira vez, o cinema no qual gerencia teve mais filmes nacionais em cartaz do que produções estrangeiras. ”Programei para uma mesma semana filmes como Os Normais 2, O Contador de Historias e Tempo de Paz”. Juliana ainda acrescenta que se diz otimista com mais um novo filme brasileiro que está para estrear em Prudente, trata-se de “Salve Geral”.

Com estreia nacional prevista para próxima sexta-feira, dia 2, “Salve Geral” promete fazer bonito e, talvez, quebrar novos recordes. O longa, do diretor Sérgio Rezende, surge no circuito cheio de expectativas acerca do roteiro que retrata um recorte memorável do Dia das Mães de 2006, em que toda a cidade de São Paulo ficou sitiada. Soma-se a isso, a escolha do filme pelo Ministério da Cultura, como representante brasileiro a uma vaga entre os cinco finalistas a categoria de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar de 2010.

Leia Mais >>

SEPARAR O LIXO AJUDA O MEIO AMBIENTE

Gustavo Sawada
Mariana Bandoni
Vinicius Ribeiro


O Brasil ainda está longe da realidade vivida por alguns países desenvolvidos onde a coleta seletiva do lixo é uma realidade que faz parte do dia-a-dia da população, garante o empresário Yioshio Kamura. Ele explica que a prática de separar o lixo é feita juntamente com a população para que as empresas possam recolher de suas casas. Essa rotina ajuda a diminuir a poluição e, consequentemente, colabora para o meio ambiente.


Se você mora em casa, procure se informar se em sua rua ou em sua comunidade existe alguma cooperativa ou grupo que tenha organizado a coleta seletiva na região. A dona de casa Sônia da Cruz Souza separa todos os dias o seu lixo para facilitar o serviço da empresa de coleta seletiva que passa em seu bairro. Atualmente, as cooperativas de catadores que realizam esse trabalho estão espalhadas por várias regiões nas grandes cidades do país. “As ONGs que fazem coletas seletivas realizam também trabalhos sociais importantes em benefícios de seus participantes, o que acaba sendo um aspecto relevante na conscientização da população, já que essa atividade traz também benefícios sociais”, diz Kamura.

Kamura ainda dá algumas dicas para separar o lixo. Antes de jogar o plástico fora, lave bem as embalagens para que não fique resíduo no produto. Os vidros devem ter as tampas retiradas. Os metais devem ser amassados para facilitar o processamento. Já os papéis, reúna a maior quantidade possível e embale em sacos plásticos.

Leia Mais >>

  ©Template by Everton de Souza - Agência Facopp Júnior

TOPO