quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Crianças são estimuladas a ler por influência dos pais

Foto: Tchiago Inague
Yasmin aproveita os momentos de folga para ler

David Santos
Luis Dalle
Mayne Santos
Tchiago Inague


O Instituto Paulo Montenegro aponta que no Brasil cerca de 70% da população não tem o hábito de ler. Diante deste cenário, as crianças que leem estão em extinção, pois a internet e a televisão são os meios preferidos delas, tanto no processo de aprendizagem quanto de entretenimento.

Os gêmeos Omar e Yasmin Algazal, de 12 anos, cursam o 7º ano do ensino fundamental, sempre estudaram juntos, têm amigos em comum, no entanto, hábitos diferentes. Yasmin já perdeu a conta dos livros que leu desde o início deste ano. “O livro que estou lendo atualmente chama-se ‘O caçador de Pipas’”, diz. Já Omar afirma que lê apenas as obras exigidas pelo colégio. “Eu prefiro jogar videogame ao invés de ler um livro”, comenta.

Marinez Algazal, mãe dos gêmeos, afirma que sempre incentivou os dois a lerem, uma vez que sempre teve esse hábito. “A Yasmin, no início da alfabetização, à noite, enquanto todos já estavam dormindo, ia ao banheiro, acendia a luz, para ler gibis e livrinhos. Já Omar sempre fugiu dos livros, prefere pintar, criar, mexer no computador em vez de ler”, diz.

A pós-doutora em literatura infantil, Renata Junqueira, afirma que a criança uma vez inserida dentro de uma família com pais leitores recebe o estímulo para ler. “Quando ela vê o pai folheando um jornal, uma revista, vai ser despertada pela curiosidade, e indagar: ‘o que meus pais estão fazendo que lhes dão prazer?’”, afirma.

Leia Mais >>

Projeto proporciona água quente através de aquecedor reciclável

Foto: Gustavo Sawada
Protótipo montado na Cidade da Criança

Gustavo Sawada
Mariana Bandoni
Vinicius Ribeiro


O projeto “Água Quente Para Todos” utiliza materiais reciclados na confecção de um aquecedor solar que garante água quente com baixo custo. Esse programa é uma ação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Presidente Prudente. A iniciativa da implantação do projeto na cidade aconteceu há um ano e partiu do atual secretário, Fernando Luizari, que depois de assistir a uma matéria na TV, decidiu procurar o morador de Tubarão (SC) que desenvolveu a criação, José Alano.

Além de economizar energia elétrica e preservar o meio ambiente, a iniciativa tem por objetivo conscientizar as pessoas que todas as embalagens pós-consumo (garrafas pet e embalagens longa vida), podem se transformar em algo útil. “Várias instituições já nos procuraram para a implantação do aquecedor. Ele é fácil de fazer e proporciona uma economia de 25% na conta de energia”, diz o secretário.

Há um protótipo do aquecedor na Cidade da Criança. Ele fica aberto para todos os interessados. O responsável pela manutenção Luiz Ferreira garante sua eficácia. “Quando o sol está forte, a água fica muito quente, é preciso cuidado para não se queimar”.

Leia Mais >>

Radialistas esportivos contam sobre trabalho do comentarista

Foto: André Martins
Comentarista esportivo da Rádio Globo, Marcelo Sanches
André Martins
Juliana Rissato
Lívia Tadioto
Tatiane Ferreira


Os comentários sobre esporte são freqüentes nos jornais impressos, canais de televisão, rádios e outros meios. Segundo os profissionais dessa área, a principal função de um comentarista esportivo não é apenas falar o que achou do evento, pois eles são os olhos dos ouvintes, ou seja, o objetivo é tentar passar o jogo de maneira mais clara, ampla e real do que está acontecendo. “Os espectadores geralmente confiam no que nós falamos, por isso devemos ter o compromisso”, diz Ricardo Trugilo, da Rádio Globo AM de Presidente Prudente.

Para Trugilo, a maior dificuldade é conseguir analisar o jogo de uma maneira tática e prever o que deve acontecer. “É complicado resumir a partida com frases curtas, bem colocadas e de forma que o ouvinte compreenda”, revela. Segundo Marcelo Sanches, que é narrador esportivo e iniciou nesta carreira aos 17 anos, de uma transmissão de futebol o narrador é o carro chefe. “O narrador tem que passar tranquilidade para os demais profissionais que estão trabalhando”, declara. Ambos acreditam que antes de qualquer transmissão é necessário fazer uma pesquisa para saber mais sobre as características dos atletas participantes, como anda o time no campeonato e sempre que puder assistir aos treinos das equipes para não ser surpreendido.

Trugilo garante que ser um comentarista esportivo é fantástico. “As pessoas confiam em você, o rádio nos proporciona viajar”, garante. Já Marcelo Sanches, considera que ser narrador é poder proporcionar às pessoas o imaginário. “O narrador consegue transmitir a emoção de um gol”, relata.

Leia Mais >>

Semana Nacional do livro apresenta o sarau “Chama Poética”

Foto: Valmir Custódio
Ator Alex Dias declama um dos poemas de Almeida Prado


Amanda Santana
Beatriz Esper
Jéssica Ishibashi
Valmir Custódio

Em comemoração a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, de 23 a 29 de outubro, a Prefeitura de Presidente Prudente junto com a Secretaria de Cultura promove várias atividades no Centro Cultural Matarazzo. Entre elas está a feira de troca de livros, denominada “Trocando Ideias”, onde a pessoa deixa um livro e em troca leva outra obra.

Outra atividade que compôs esta comemoração foi o sarau “Chama Poética”. O grupo tem três integrantes: a psicóloga Fernanda de Almeida Prado, o ator Alex Dias e o cantor e compositor Irineu de Palmira. Nesta oficina foram declamados vários poemas de Antônio Lázaro de Almeida Prado, um dos fundadores da Unesp de Assis. “Este projeto já existe há cinco anos. É um prazer mostrar o trabalho do poeta e meu pai”, diz Fernanda sobre o projeto produzido pela Casa das Rosas em São Paulo.

O ator Alex Dias diz que “conheci o trabalho de Fernanda em São Paulo e me interessei em entrar no grupo, pois é uma grande oportunidade de aprender mais da poesia desse grande autor”. Segundo Irineu de Palmira, ”foi um presente ser convidado para musicalizar as poesias do Pradão”.

A programação completa e os horários da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca estão disponíveis no site http://www.culturapp.com.br/. O Centro Cultural Matarazzo fica na Rua Quintino Bocaiúva, 746 - Vila Marcondes – Presidente Prudente.

Leia Mais >>

  ©Template by Everton de Souza - Agência Facopp Júnior

TOPO