sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasil tem saldo positivo de novos empregos

Fonte: www.vangfm.com.br
Mariana Bandoni
Vinicius Ribeiro


O Brasil gerou 230.956 mil novos empregos formais em outubro, e ultrapassou a marca de 1 milhão de postos de trabalho criados em 2009, informou o Ministério do Trabalho. No mês de outubro, o saldo acumulado de novos empregos já totaliza 1.163.607, que foi fruto da diferença entre 1.433.915 admissões, contra 1.202.959 demissões, de acordo com matéria do site G1.

Em Presidente Prudente, o crescimento de emprego está em alta, com 71% de aumento gerado. Segundo o diretor de emprego da cidade, Jeremias Ferreira da Silva, a soma de empregos informal e formal foi de 29.039 no mês de outubro, com 1,2% de admitidos até o mesmo mês. “Com todo esse aumento quem está ocupando a maior parte das vagas disponíveis são os estudantes de ensino médio, em seguida vêm os de ensino fundamental que mais possuem experiências na área desejada”, comenta.

Estudar é até mesmo o sinônimo de vencer na vida. A ex-estudante Erika Costa, conseguiu seu emprego quando estava no ensino médio. Sem experiência alguma começou a trabalhar em um jornal no atendimento e hoje em dia é diagramadora do jornal Tribuna Livre de Presidente Venceslau.

O emprego é algo que acrescenta em nossas vidas. A busca por ele não é fácil, cada dia mais o mercado de trabalho exige dos profissionais maior conhecimento e aperfeiçoamento na área desejada, por isso estudar é um grande passo para o sucesso profissional e pessoal.

Leia Mais >>

Cruzeiros são opções para comemorar fim de ano

David Santos
Luis Dalle
Mayne Santos
Tchiago Inague


Viajar em um cruzeiro tem atraído, cada vez mais turistas de todas as idades. Seja para uma viagem de férias ou em busca de comemorar de uma forma diferente a virada do ano. Este tipo de viagem tem ganhado espaço entre os pacotes mais vendidos por agências especializadas. As empresas que trabalham com este ramo tiveram crescimento de 70% e este mercado ganhou uma clientela fiel que depois da primeira viagem, sempre repete a experiência posteriormente, de acordo com dados da matéria do G1.

Existem opções para todos os gostos e bolsos e variam de acordo com o tipo de cabine, dias em alto mar e roteiro escolhido. Uma viagem como esta pode chegar a custar R$ 15 mil, porém existem pacotes a partir de R$ 800.

Para a bancária Flávia Loyola Sereghetti, viajar em um cruzeiro é uma das melhores coisas da vida e este ano ela promete repetir a dose e já tem um pacote fechado para passar o fim de ano a bordo de um luxuoso navio. “Adoro fazer cruzeiros e todo início de ano já começo a planejar em qual navio passarei minhas férias”, diz ela. A bancária afirma que uma viagem a bordo de um navio se torna mais atraente pois dá a chance ao turista de viver várias experiências em um único passeio. “Através de um cruzeiro, posso conhecer vários lugares diferentes e desfrutar de eventos temáticos todas as noites”.

Mas nem tudo é sinônimo de festa. O escrevente judiciário Evandro Medeiros relata que a viagem em navio foi uma experiência que ele prefere esquecer. Em 2007, fez um cruzeiro e disse que enfrentou problemas de saúde todos os dias e precisou de cuidados médicos. “Para fazer uma viagem como esta, a pessoa tem que ter um estômago bem preparado, pois o navio balança muito e dá uma sensação de tontura 24 horas”, comenta Medeiros.

Diante dos pós e contras, o ideal é escolher um roteiro que agrade seu bolso e suas preferências geográficas. Tirar suas dúvidas com seu médico e desfrutar desta experiência turística em alto mar.

Leia Mais >>

A incansável busca pela beleza pode levar ao câncer

André Martins
Juliana Rissato
Livia Tadioto
Tatiane Ferreira


O sonho de muitas mulheres é ter um bronzeado perfeito, principalmente quando se aproxima o verão no hemisfério Sul. Mas para obter essa perfeição são necessários alguns sacrifícios, pois com o passar dos dias o bronze acabava e a pele começava a descascar. Por este motivo criaram as câmaras de bronzeamento artificial, que trouxeram a ilusão de um bronzeado bonito e sem sacrifícios, sempre alertando que é necessário ter um certo cuidado, pois o tratamento pode ser bom para a beleza, mas é causador do câncer de pele.

Devido ao sério risco que este equipamento pode oferecer, a Anvisa proibiu a utilização das câmaras em todo o Brasil, logo após a divulgação de um estudo pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em que especialistas concluíram que a utilização antes dos 30 anos e em excesso, faz com que o risco da doença chegue a 75%. Segundo a dermatologista Marilda Abreu, o processo de bronzeamento artificial emite raios A e B, os chamados raios ultravioleta. “Logo de início não oferece nenhum tipo de perigo, mas com o passar do tempo ele causa o envelhecimento precoce da pele, ocasionando manchas e o câncer”. A especialista explica também que este equipamento oferece um lado positivo, pelo fato de poder ser utilizado para alguns tratamentos médicos. “A partir de agora o equipamento é liberado apenas para tratamentos médicos como: o vitiligo e outras doenças, mas todos com autorização e supervisão médica”.

A vaidade das pessoas muitas vezes ultrapassa os limites e o sonho de tornar-se alguém que não existe coloca em risco a própria vida. Por este motivo antes de gastar dinheiro e arriscar a própria vida, é aconselhável voltar ao velho método do óleo bronzeador e ficar estirada no sol, seja na piscina ou na praia e nos horários de menos riscos. Lembre-se que para este simples método também são necessários alguns cuidados para se expor ao sol, por isso antes de tomar sol é bom visitar um dermatologista para que não ocorram problemas maiores.

Leia Mais >>

Baixa do IPI aumenta frota de veículos e ajuda a facilitar o crédito

Amanda Santana
Beatriz Esper
Jéssica Ishibashi
Valmir Custódio


A cidade de Presidente Prudente conta hoje com cerca de 113.660 veículos, um aumento de 22% na frota desde 2007. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma pesquisa realizada entre 2007 e 2009, mostra que a população teve um crescimento de 2,45%.

Segundo o delegado do 14º Ciretran, José Luiz dos Santos Gonçalves, “o número de veículos novos de duas ou quatro rodas registrados em Prudente é em média de 40 a 50 por dia”. Dados da Secretaria Municipal de Assuntos Viários (Semav) aponta que hoje existe um veículo para cada 1,8 pessoa.

A facilidade em adquirir crédito, segundo o economista Ricardo Samuel Lima, fez com que “com o IPI reduzido, os preços caíssem, e as financeiras facilitam cada vez mais as formas de pagamento”. Ele diz ainda que “hoje as pessoas visam a comodidade e o conforto, por isso muitas vezes chegam a comprometer mais da metade de seu orçamento, que faz aumentar o índice de inadimplência”.

O lado bom é que qualquer pessoa pode adquirir um veículo, pois as condições do transporte coletivo não são favoráveis em relação ao custo, comodidade e tempo. Este tipo de transporte pode trazer problemas como o atraso para muitos trabalhadores que dependem desta condução para chegar ao trabalho.

Em contrapartida o aumento da frota faz com que o trânsito fique caótico. A estrutura da cidade não comporta este crescimento. Por ser um grande centro comercial do Oeste Paulista, Prudente atrai moradores da região, por oportunidades de trabalho e lazer e isso faz com que o fluxo de automóveis aumente.

Leia Mais >>

  ©Template by Everton de Souza - Agência Facopp Júnior

TOPO