quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Elite brasileira confia na Internet

Fonte: www.sxc.hu.jpg
David Santos
Luis Dalle
Mayne Santos
Tchiago Inague

Desde a evolução da internet, outros meios de comunicação como jornais impressos, revistas, TVs e rádios, temem o fim, já que esta poderosa rede vem conquistando espaço. A causa de tudo isso é a sua rapidez, a quantidade enorme de conteúdo sobre todos os assuntos e a interatividade que ela proporciona para quem a utiliza.

E como se não bastasse, atualmente é possível fazer compras por essa rede. Para 85% da elite brasileira a internet é uma fonte confiável, 91% pesquisam sobre um produto antes de efetuar uma compra e 82% preferem a compra online, é o que mostra a pesquisa realizada pelo Ibope - Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, divulgada no site da Folha Online.


Para o instrutor de informática Abel Ricieri, a facilidade de acesso à internet nas classes A, B e C, faz com que o consumo online seja maior, diferente das classes D e E que estão fora dessa realidade. A rede é um meio de comunicação, e assim como os outros meios, também é confiável. O especialista alerta sobre os cuidados que se deve ter ao realizar uma compra, como verificar a segurança do site. Ele diz que os problemas existem, como os com cartões de crédito, mas lembra que sair nas ruas para fazer compras também há riscos.

A partir deste dado de confiabilidade, seduzir o consumidor/internauta não tem mais limites. A internet, em sua essência foi criada como um mecanismo de livre acesso, ou seja, pouca intervenção dos órgãos públicos. Não há instrumentos exatos que apontem veracidade sobre o que está sendo veiculado. Nem mesmo os órgãos públicos são 100% corretos, visto que uma simples demora na atualização do site já promove equívocos no tocante a informação. A internet é mais destruidora que qualquer outro veículo, pois nesse caos de links, hiperlinks, sites, portais, fica fácil o consumidor acreditar, clicar e comprar sem antes pensar.

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