Consumo e promoções aumentam no final de ano
Amanda Santana
Beatriz Esper
Jéssica Ishibashi
Valmir Custódio
Com a proximidade do final do ano muitos brasileiros aproveitam o 13° salário para comprarem roupas, presentes e trocarem de carro. O comércio lança promoções para atrair o consumidor.
A indústria automobilística, por exemplo, além de dar descontos sobre os modelos de 2009 está com a promoção “troca com troco”, que consiste em pegar o carro usado e com dívida do cliente como entrada, quitar o saldo e devolver a diferença em dinheiro do que sobrar. Em troca o cliente leva um carro novo e 100% financiado.
Segundo a gerente de marketing Daiane Simão, “as vendas no final de ano chegam a ter um aumento de 30%, com o pagamento do 13º as pessoas se programam para comprar a lista de presentes do natal”.
O consumidor José Lima diz que “não pensamos muito em poupar, mas sim em comprar presentes para agradar a todos da família, pois é uma época em que todos esperam receber algum presente”.
São muitas as opções que o comércio disponibiliza para que o consumidor esgote suas economias. Melhor seria que o brasileiro conseguisse quitar as dívidas sem fazer outras e passar um final e começo de ano sem dores de cabeça e sem ficar no vermelho. Mas com todas as facilidades de parcelamento, ninguém consegue pensar no futuro somente no presente, compram pela vontade e não pela necessidade.
O consumidor deve ficar atento e não se deixar levar pelas tentadoras promoções ou se iludir com o dinheiro a mais no bolso, pois o dinheiro acaba rápido e as dividas continuam.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário